quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cash & carry especializado

Em 1964, surgiu na Alemanha um formato atacadista que revolucionaria o mercado de consumo nos próximos anos e que, atualmente, é a bola da vez no comércio brasileiro: o cash & carry. Os anos passaram, o formato ultrapassou as fronteiras alemãs - se expandindo para outros países da Europa - até chegar ao Brasil em 1972, com o Makro, que abriu a primeira loja na Vila Maria, em São Paulo.

A ideia nasceu de uma perspectiva bastante simples: uma loja para abastecer os pequenos varejistas e os consumidores jurídicos (profissionais liberais e empresas) de produtos dos quais eles necessitavam sem oferecer muitos serviços e um mix mais completo. As lojas também eram mais despojadas, sem muito investimento em layout, iluminação, ar-condicionado e outras facilidades que encareciam o custo operacional. Tudo isso se refletia em preços menores que, com o passar do tempo, atraíam não somente os clientes profissionais, mas passaram a atrair também os consumidores finais – caso do Brasil.

A venda, tanto ao cliente profissional como ao cliente final, é uma questão polêmica e que reacende o debate sobre a vida útil do formato no Brasil e quais devem ser os caminhos que se devem seguir nesta modalidade daqui em diante.

Deixando essas discussões sobre o futuro do atacado de autosserviço no Brasil de lado, na Itália existem 397 lojas de cash & carry e a especialização dita o tom destas lojas. Uma lei do país proíbe a venda aos consumidores finais. Para comprar neste formato é necessário pela lei ter uma empresa aberta, o que faz com que cada uma destes estabelecimentos se especialize no atendimento aos clientes profissionais de hotéis, restaurantes, catering (Horeca) bares e outros estabelecimentos comerciais, oferecendo produtos e adequando os serviços as necessidades de cada tipo de cliente.

E elas se especializam de diversas maneiras como, por exemplo, oferecendo produtos frescos a todo o instante, uma boa adega de vinhos, cortes especiais de carne, peixes frescos e produtos adequados ao tipo de perfil de público que freqüentam o bar, o restaurante ou o hotel. Oferecem também treinamento e cursos para os seus clientes sobre assuntos relevantes no cotidiano da operação.

“As lojas de cash & carry abastecem os bares e os restaurantes na Itália. São empresas que precisam somente de preço ou de um serviço específico também e é o que estas lojas as oferecem”, diz Luca Pellegrini, presidente da Trade Lab, consultoria especializada no varejo italiano.

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