quinta-feira, 11 de novembro de 2010

União de varejistas


Uma cooperativa que surgiu em 1962 e se organizou em torno de pequenos comerciantes independentes, cresceu, tomou forma e atualmente detém 9,7% de participação no mercado de consumo italiano. Esta é a Conad, que em 1975 tinha 196 cooperativas e 19 mil sócios, em 1990 eram 20 cooperativas e 5 mil sócios e em 2009, a rede tinha 8 cooperativas e 2918 sócios espalhados pelo país. “Com o tempo fizemos alianças, melhoramos a gestão, a qualidade administrativa e os serviços oferecidos aos consumidores”, diz Sérgio Imolesi, diretor-geral da Conad.

O sistema Conad se organizou em três níveis: os comerciantes são associados à cooperativa, que por sua vez faz parte de um consórcio nacional, que representa a associação nacional de revendedores.
Executivos da cadeia de abastecimento brasileira almoçam na sede da Conad
As cooperativas apoiam as atividades empresariais de membros através dos comerciantes, de serviços comerciais, marketing, vendas, logística e distribuição, formação, inovação tecnológica e consultoria para a abertura e gestão de lojas. Fomenta também a cooperação com seus parceiros em programas de desenvolvimento da rede de vendas. Enquanto isto, o consórcio nacional coordena as estratégias do sistema, promove a inovação, mantém relações com os parceiros europeus, e, em particular, trata de acordos comerciais com fornecedores, políticas de marketing e criação de produtos da marca Conad.

Atualmente, a Conad detém 1.435 supermercados e superstores, 1.198 lojas superette da bandeira Margherita Conad, 30 E.Leclerc, de hipermercados e centros comerciais e 255 lojas de hard discount na Itália. “Nosso sistema é baseado em empreendedorismo generalizado e enraizado na área, ou seja, na presença de muitos associados e não sobre a concentração da propriedade em poucas mãos. Este é o princípio da cooperação. Eles gerenciam os estabelecimentos de venda e representam a marca no território em que atuam. Os atores estão envolvidos nas políticas de desenvolvimento e comercialização de cooperativas”, afirma Imolesi.

Assista ao vídeo e conheça a Conad:

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