terça-feira, 2 de novembro de 2010

Negócio apetitoso


O Eataly, um centro enogastronômico e cultural, que mistura supermercado, sete restaurantes, uma pizzaria, uma sorveteria, um café, um bar, uma biblioteca e um espaço para degustações, cursos e treinamentos, virou mania em Turim e no país ao juntar produtos de qualidade, com informação, didática, requinte, bom gosto e acessibilidade. “Queremos levar alimentos e bebidas de qualidade e de excelência, de uma maneira acessível e com preços justos para todos”, diz Simona Milvo, assessora de comunicação da companhia.

Atualmente, 10% da população do país têm acesso a estes produtos. Destes, 5% porque são ricos e os outros 5% porque são apaixonados pela gastronomia e pelos bons ingredientes que o país proporciona aos cozinheiros de plantão. E tem de tudo, frutas, legumes e verduras frescos, - e das regiões que melhor os produzem - assim como as carnes, os frios, os lácteos, os azeites, os vinhos e tudo que envolve uma refeição de alta qualidade realizada com ingredientes de primeira linha.

Todos comprados diretos dos produtores e sem atravessadores, o que resulta em um menor preço para o consumidor final. Além disso, painéis didáticos espalhados pelo local informam as qualidades dos ingredientes e dos produtos vendidos em cada seção.

“O objetivo é fazer com que esses produtos estejam ao alcance de todos no dia a dia. Somos uma versão moderna da feira, ou seja, um mercado que presta serviço para o cotidiano das pessoas. Capturamos o consumidor bem informado, inteligente e que se preocupa com o bem estar e a qualidade de vida”, afirma Simona.

A loja que visitamos tem 11 mil metros quadrados e está na cidade que, de 1861 até 1864, foi a capital do Reino da Itália e que hoje tem um milhão de habitantes e é a quarta maior província do país, atrás de Roma, Milão, Milão e Nápoles. Conhecida pela sua principal indústria, a FIAT (Fábrica Italiana de Automóvel), Turim é cortada pelo Rio Pó, maior do país e com uma extensão de 620 quilômetros.

O estabelecimento é um dos 11 pontos de vendas – dos quais dois estão fora do país: um em Nova Iorque e outro em Tóquio – e que fazem parte da companhia que cresce 15% ao ano e tem planos de novas lojas no país. A próxima será em Roma.

No ano passado, somente a loja de Turim, que funciona em um edifício reformado datado de 1700 e que até os anos 80 sediava uma fábrica da Vermouth, alcançou uma receita de 40 milhões de euros, com 70% da receita advinda da venda de produtos e os outros 30% oriundas dos restaurantes - que mantém um atendimento informal.

Ao longo do ano são realizados aulas, degustações de vinhos e de cervejas, cursos práticos, jantares de autores em mais de 200 propostas didáticas ao ano em cursos pagos e gratuitos – este último destinados a mais de 1 mil crianças e 2 mil idosos ao ano. “Queremos transmitir uma filosofia de uma boa alimentação com qualidade para que todos possam comer de maneira consciente. Se comermos melhor, todos viveremos melhor”, diz Simona.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Eataly.

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