domingo, 14 de novembro de 2010

Vantagem competitiva


Em um bairro periférico de Modena se encontra o Baggiovara Center Conad, um espaço que reúne uma galeria, com 10 lojas, e um supermercado de 1350 metros quadrados. No local, a Nordiconad, uma cooperativa do consórcio nacional Conad, coloca em prática a sua mais importante estratégia. A construção de relacionamentos entre o empreendedor e a comunidade funciona como um forma de ter um diferencial competitivo frente a atuação das grandes cadeia supermercadistas. Desta maneira, consegue atrair os consumidores para suas lojas e ganhar espaço e vendas na região.


“O território da loja é o local onde podemos criar relacionamentos. Nos PDVs temos o dono e não o gerente. Isto nos faz diferente das outras empresas porque esta pessoa vive no bairro, ou seja, leva a sua vida profissional e pessoal nesta comunidade, trazendo benefícios para a comunidade”, diz Gian Luigi Covilli, diretor da Nordiconad nas áreas que abragem a Emília Romana e o Vêneto.


A operação da loja é tocada no dia a dia por três sócios, que têm partes igualitárias dentro do contrato de sociedade. Um dos sócios é o responsável pela coordenação da operação, enquanto o outro cuida da seção de frutas, legumes e verduras. O terceiro membro é o responsável pelo açougue do estabelecimento. Cada uma fica com as tarefas e as responsabilidades atribuidas para o bom andamento destes locais. No ano passado, a loja alcançou uma receita total de 9 milhões de euros e em 2010 deve ter um crescimento de 10% na sua receita.


“Incentivamos a participação dos sócios porque isto é importante e é uma vantagem competitiva, pois com os donos sendo os gerentes, os administradores e estarem no cotidiano ajuda a melhorar a qualidade do serviço”, afirma Covilli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário