domingo, 24 de outubro de 2010

Basílica de São Marcos

Uma das atrações que mais fez sucesso no passeio à Veneza foi a Basílica di San Marco (São Marcos), a mais famosa das igrejas da cidade e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Ela mistura estilos arquitetônicos e decorativos do Oriente e do Ocidente e constitui uma das construções mais grandiosas da Europa.

A igreja do patrono da cidade tem uma planta em cruz grega, é coberta por cinco cúpulas e é a terceira igreja a ocupar este local. A primeira, que guardava o corpo de São Marcos no século IX acabou destruída por um incêndio. A segunda foi demolida no século XI para dar lugar à atual Basílica. A planta do interior consiste em três naves longitudinais e três transversais

A basílica foi consagrada em 1094, no mesmo ano em que o corpo de São Marcos foi supostamente reencontrado num pilar pelo Doge Vitale Falier. A cripta passou então a abrigar as relíquias até 1811.

Embora a estrutura básica do edifício tenha sido pouco alterada, sua decoração mudou muito ao longo do tempo. Aos poucos, a alvenaria exterior de tijolos foi recoberta com mármores. Por dentro as paredes foram recobertas com mosaicos, numa mistura de estilos bizantinos e góticos. Os Cavalos de São Marcos foram acrescentados à Basílica em torno de 1254. São obra da Antiguidade Clássica; alguns creem que antes adornaram o Arco de Trajano.

Assista o vídeo e veja imagens da Basílica

Um comentário:

  1. Nossa parabéns pelo Blog, gostaria de conhecer a Basílica de São Marcos pessoalmente, mas ainda não tive essa oportunidade. gostei das fotos e do vídeo postado.

    ResponderExcluir