sábado, 23 de outubro de 2010

Dia em Veneza

O domingo foi livre e a maioria do grupo de empresários e executivos das empresas da cadeia de abastecimento brasileira aproveitou para se deslocar até uma cidade que antes da descoberta do caminho para as Índias era a senhora e a detentora do dinheiro no Mediterrâneo: Veneza.

O clima, chuvoso, na maioria do dia, não atrapalhou o grupo que se espalhou pela cidade constituída por 118 ilhas, com mais de 400 pontes e erguida sobre as margens lamacentas de uma lagoa, com canais no lugar de ruas. Conhecida pela história, pelos canais, os museus e os monumentos, a província, localizada na região do Veneto, hoje foi a cidade da corrida.


Em sua 25ª edição, a Maratona de Veneza nos brindou como uma atração a parte logo na chegada e ganhou olhares atentos do grupo de brasileiros - que acompanhou os últimos momentos da corrida com atenção.


As margens dos canais venezianos estão cercadas de lindos palácios, construídos entre o século 12 e 18. O controle da seda e das especiarias vindas do Oriente fez dela a nação mais rica da Europa nesse período.


Veneza é classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Dos monumentos e locais turísticos existentes, o destaque vai para a Basílica de São Marcos, patrono da cidade, localizada na adjacente Praça de mesmo nome. Conhecida pelas magníficas e muito visitadas praças, a cidade dispõe ainda de outras praças menores, chamadas de “campo”, como por exemplo, o Campo Santa Margherita e o Campo San Paolo.


Há ainda outros pontos turísticos, como a famosa Ponte de Rialto, sobre o Grande Canal, além de numerosas igrejas e museus. O barco clássico veneziano é a gôndola, hoje mais utilizado por turistas, ou para casamentos, funerais ou outras cerimónias. Não podemos nos esquecer, é claro, que Veneza é também famosa pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel na cidade.





CURIOSIDADE

O Carnaval de Veneza é uma festa que dura dez dias e em que os participantes usam trajes típicos do século XVIII e máscaras. Nesses dias há em geral um acréscimo na já normal grande afluência de turistas à cidade.



CURIOSIDADE II

As gôndolas compõem a paisagem de Veneza desde o século XI. Com casco fino e fundo achatado, o barco está perfeitamente adaptado para navegar pelos canais estreitos e rasos. Na proa seu desenho faz uma leve curva para a esquerda, contrabalançando a força do remo, para evitar que a gôndola se mova em círculos.


Assista o vídeo e veja imagens da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário