segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gigante do cooperativismo

Um modelo de negócio que surgiu antes mesmo do país se formar e que insere no povo um forte sentimentalismo de participação e de realização em prol de uma vida melhor na sociedade. Assim é o cooperativismo no país, criado em 1854, na cidade de Turim, sete anos antes do final das três batalhas do ressurgimento que resultaram na unificação e na formação da Itália.



A partir daí, surgiram centenas dessas cooperativas pelo território. Em 1947, houve a unificação delas, foi quando teve início a maior cooperativa de consumo do mundo: a COOP. Em 2009, o grupo reunia 119 cooperativas, sendo 9 consideradas de tamanhos grandes, 14 de porte médio e 96 pequenas, em um total de 1446 lojas próprias - ou que se juntaram à COOP – espalhadas pelo solo italiano. Em 2009, o faturamento alcançou 13 bilhões de euros e o lucro é reinvestido no negócio ou redistribuído em forma de descontos aos seus mais de 7,2 milhões de consumidores membros, que pagaram 25 euros para se tornarem associados.

“Queremos que os consumidores saibam que fazem parte de algo que ajuda a construir uma sociedade melhor e com mais opções para seus filhos. A cooperativa é parte da sociedade. O Estado decidiu assim, pois existe uma lei que protege as cooperativas. Isso é uma escolha de vida, pois contribui para que os preços se mantenham competitivos no mercado”, diz Semerado Corrado, diretor-comercial da COOP na região da Lombardia, que abrange Milão, sua capital.


O modelo associativista é o mesmo que a Coop, empresa que atua no Estado de São Paulo, e entre as 20 maiores supermercadistas do Brasil adota e que chegou ao País em 1902 no Estado de Santa Catarina. Que também tem laços fortes na primeira associação desse tipo, fundada também no ano de 1854 em Rochedale, na Inglaterra. Nos últimos cinco anos, o grupo se tornou uma cooperativa de marketing, com análise de mix de produtos de lojas, layout e suporte operacional. "A empresa nos mostra um aprendizado muito grande em termos de mix de loja, localização, marcas próprias e administração", afirma Nelson professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – USP, consultor do grupo.

Veja alguns comerciais da empresa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário