quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Serviço eficiente


Com 26 lojas Iper La Grande, o Grupo Finiper tem 9,5% de participação no canal hipermercado, percentual que cai para 3,3% quando a participação da empresa no mercado de consumo italiano leva em consideração todos os formatos de loja. O maior número percentual de participação nas lojas de hipermercado tem uma razão - ou várias. É fácil descobrir os motivos ao se visitar o único Iper La Grande localizado dentro da cidade de Milão. Uma loja atrativa, bonita, com bom atendimento e forte investimento em serviços para atrair e reter o consumidor.

Só para se ter alguns exemplos, mais de 60% da área de 5.500 metros quadrados do local são preenchidos por produtos alimentares e frescos. A enorme variedade de frutas, verduras e legumes, os pratos prontos e os produtos refrigerados são realçados com um layout totalmente desenvolvido para chamar a atenção dos clientes em um espaço nobre dentro da loja. A boa disposição dos itens e a apresentação deles fazem, possivelmente, com que boa parte do faturamento do local – quase na mesma proporção do espaço ocupado – venha destas seções.

O visual delas dentro do estabelecimento é parecido com as das feiras livres das grandes cidades. É como se cada local desse fosse uma loja a parte dentro do hipermercado e com um atendimento feito para valorizar o cliente em cada pedido. Seguindo essa linha a peixaria é um espetáculo a parte. O peixeiro é um verdadeiro showman com microfone e plateia própria. Ele chama os clientes, diz as ofertas do dia e ensina aos consumidores como se deve preparar cada tipo de peixe.


Outro exemplo é a seção de vinhos, responsável por 7% do faturamento do local, tem um visual e um cuidados nunca encontrado em nenhuma loja brasileira. Denominada de cantina do vinho, o local guarda mais de 700 etiquetas de todos os preços e regiões do País – contando os 300 rótulos dos vinhos de mesa – e realiza degustação e conta com um wine bar em seu interior.

A loja conta ainda com um sistema de autoatendimento onde os clientes passam o código do produto no caixa, insere o dinheiro e recebe o troco. Se acaso, o código do produto não for o correspondente no sistema a operação é bloqueada e ele terá de repetir a operação.

O grupo fatura 3 bilhões de euros ao ano e a bandeira Iper La Grande é responsável por 2,4 bilhões de euros. Com 9.500 funcionários, o Iper representa 7.500 deles. A loja de Milão tem 30 mil itens no mix de produtos e uma receita que, em 2009, foi de 55 milhões de euros. “Recentemente, a associação de consumidores da Itália reconheceu a nossa marca como a mais eficiente no mercado do país”, afirma Zroanotto Borotonetto, diretor de loja do Iper.

Um comentário:

  1. UALLLLL..... ISSO SIM.. EH EVOLUÇÃO....

    NO HAY OPERDOR DE CX.... E AINDA TENEMOS QUI HACER TUDO....HUM...SEI NAO....
    BOM..... SERA????
    YO DIGO
    EXECELENTE!!!!(adjetivo preferido seu neh!)

    UN QUESTIONAMENTO...
    (Y como fica el emprego...ai....no hay??? desempregados)

    BESOS MEO!!!

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