sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um pouco mais de Milão


Amanhã, sábado, o grupo de empresários da cadeia de abastecimento brasileira aproveita para conhecer um pouco mais da cidade de Milão – base da VTI ABAD 2010 – antes do retorno ao Brasil. Situada no vale do rio Pó, Milão estende-se por uma área de 182 km² e está entre as cinco maiores área urbana da União Européia, com uma população estimada em 1,4 milhão de habitantes. Considerada uma das cidades mais ricas e um dos principais centros financeiros e de negócios da Europa, é a sede da Bolsa de Valores Italiana (o Piazza Affari).


A cidade tem um rico patrimônio cultural e possui uma culinária riquíssima em pratos variados (é o lar de inúmeros pratos famosos, como o bolo de Natal e o Panetone). Tem também um cenário musical particularmente famoso, principalmente de tradição operística. É a casa de vários compositores importantes como Giusepe Verdi e de teatros como o Alla Scalla. É conhecida por conter vários museus importantes, universidades, palácios, igrejas e bibliotecas, tais como a Academia de Brera e o Castello Sforzesco. Isso faz de Milão um dos mais populares destinos turísticos da Europa.

É uma cidade industrial de grande economia, mas é também um centro histórico com uma vida cultural intensa. Uma das maiores catedrais góticas do mundo, a Duomo, localizada na praça de mesmo nome, é a maior jóia da cidade.

Como a maioria das cidades da Itália, Milão e sua área adjacente tem sua própria culinária regional, que, como é típico das cozinhas lombardias, utiliza com mais freqüência arroz do que massa, e quase não há tomate. A cozinha milanesa inclui a “cotoletta alla milanese”, um bovino à milanesa, chuleta frita na manteiga. O salame milano, com um grão muito fino, é difundido em toda a Itália. O queijo milanês mais conhecido é o gorgonzola da cidade homônima nas proximidades, embora hoje os principais produtores desse tipo de queijo operem na região de Piemonte.

Junto com Nova Iorque, Paris, Roma e Londres, é considerada uma das capitais da moda do mundo. A maioria das grandes marcas italiana de moda, como Valentino, Gucci, Versace, Armani e Dolce&Gabbana, tem sua sede na cidade.


No futebol possui duas grandes equipes: Milan e Inter. As duas jogam no Estádio Giuseppe Meazza, popularmente conhecido como estadio San Siro, por estar localizado na zona urbana de mesmo nome.

Sua população, como o da Italia como um todo, é predominantemente católica. A cidade, que tem o seu próprio rito católico histórico conhecido como Rito Ambrosiano, também se diferencia por sua música litúrgica. O canto gregoriano foi totalmente utilizado em Milão e em áreas adjacentes, porque o oficial era o seu próprio canto ambrosiano. Para preservar esta música em Milão, foi desenvolvida a schola cantorum, uma faculdade, e um "Instituto em parceria com a Pontifíce Instituto Ambrosiano de Música Sacra (PIAMS)" em Roma.

O clima médio diário no inverno em Milão é de cerca de 6 °C, que recebe aproximadamente 40 cm de neve todos os anos. No verão, a temperatura rona os 28 °C e pode alcançar os 35/37 °C. A umidade é bastante elevada durante o ano inteiro e as médias anuais da chuva são de aproximadamente 1000 milímetros.

Assista ao vídeo e veja mais fotos de Milão

Nenhum comentário:

Postar um comentário